
DIA 21 DE MAIO
DIA DA LÍNGUA NACIONAL
21 de maio é o dia dedicado a homenagear a Língua nacional que é aquela que se fala numa nação. Na nossa nação, o Brasil, como você sabe, essa é a língua portuguesa. Então, pode lhe parecer o caso de se perguntar, antes de mais nada: uma coisa tão banal quanto a língua que falamos, que utilizamos a todo instante, até em nossos pensamentos, merece mesmo uma homenagem?

Este dia merece ser comemorado, pois a Língua Portuguesa é nosso maior meio de se comunicar e se expressar com outras pessoas e também através da escrita.

Toda língua é composta por diferentes palavras, e regras que juntas formam as frases! Cada país possuí sua língua nacional, e nenhuma é igual à outra.

Porém, pode existir a influência de outras línguas, como por exemplo, a Língua Portuguesa do Brasil originária do Latim, foi influenciada pelo Tupi, que era a Língua utilizada pelas nações indígenas.

Existe uma característica no Brasil que é impressionante: o modo de falar varia de região para região, de um estado para outro. Os mineiros e goianos falam Uai e Sô, os gaúchos falam Tchê, os baianos falam Óxente, os paraenses falam Arre égua! e daí por diante. Em cada região do Brasil os brasileiros têm seu modo próprio de falar. Mas em relação à língua nacional, todos falam igualmente a Língua Portuguesa e habitam o mesmo país.

Muitas pessoas defendem a fala e escrita correta da Língua Portuguesa. No entanto, num país tão diversificado igual ao nosso deve haver algumas excessões e isto está longe ser uma regra. Nem por isso devemos deixar de ensinar e aprender a Língua Padrão para uso em situações formais.

Devemos sempre ficar atentos, pois a Língua Nacional, seja de qualquer país, está sempre se modificando e evoluindo com o tempo, e com isso devemos sempre nos manter atualizados com o maior meio de expressão e comunicação que temos para usar no nosso dia-a-dia.

Mas nossa língua mãe não mudou tanto que possamos escrever como se fôssemos os inventores da nova gramática da língua portuguesa. Em situações formais, cuidado!

NÃO COMETA O ASSASSINATO DA LÍNGUA PORTUGUESA.




Nenhum comentário:
Postar um comentário
Muito obrigado por seu comentário.